Estilos de Grading (Talude)


Estou em processo de desenvolvimento do template da empresa.
Para poder utilizar essa base de configurações em novos projetos estou elaborando estilos e etiquetas dentro do Civil 3D. Um dos estilos mais utilizados para apresentação do urbanístico é a representação gráfica do talude em planta.
Veja o talude em planta para corte e para aterro.


Esse talude está acima da superfície do natural (que também já está com estilos criados, com curvas de nível em espaçamento de 5 metros para mestras e 1 para intermediárias). Essa superfície é obrigatória para se criar o grading.


Os estilos sempre estão vinculados aos layers. Por exemplo: nesse caso o estilo da superfície primitiva onde vemos as curvas de nível em cores vermelho e amarelo (se eu fosse mulher estaria falando em vermelho cor  vinho chileno e amarelo rústico. Porque elas sempre derivam as cores mais básicas?), tem elementos que estão ligados aos layers com essas cores em específico. Veja abaixo.


Para o talude não é diferente. Quando vemos as linhas de representação do talude em verde significa que estamos usando um layer exatamente com essa cor. E como fazemos para ligar esses layers aos objetos do Civil 3D ? Aí é que está o grande segredo, mas que também não significa um bicho de 7 cabeças...
Bem, depois que você executou os comandos Feature Line, Grading, determinou os parâmetros do talude (o que eu também já deixei configurado em meu template), você precisa fazer esse estilo para poder atender as necessidades e padrões da sua empresa.
Existem duas maneira de se fazer isso.
1ª: O usuário poderá acessar os recursos para configurar esse talude através da aba “Settings” (aba destinada a todos os recursos de configurações existentes no Civil 3D).  Lá você poderá criar um estilo novo para corte e para aterro ou modificar os existentes. Basta clicar com o botão direito em “Grading Styles”e new ou clicar nos estilos já prontos e Edit.


A segunda opção é selecionar o modelo tridimensional de talude gerado no desenho e selecionar Grading Properties.
Nessa tela temos o estilo de corte e aterro.


Acessando as duas telas temos o slope pattern para preenchimento da declividade da saia do talude.
Segue a explicação dessa tela.


1-      São os dois componentes ou as duas linhas de referência do talude. O primeiro componente se refere à linha de comprimento menor e o segundo maior. Você pode optar por selecionar o componente que quer configurar.
2-      Pattern Start: estabelece se a linha vai ficar ao topo do talude (aterro) ou na parte inferior do talude (corte).
3-      Lenght Type: escolha do tipo de configuração para a representação do talude. Você pode optar por porcentagem ou comprimento.
4-      Percent of Lenght: estabelece o tamanho da linha em porcentagem de acordo com o outro componente.
5-      Maximum Lenght: máximo comprimento que esse componente pode chegar em sua declividade.
6-      Color: cor conforme o layer. Nesse caso, como defini que esses componentes estarão ligados a um layer, então a cor do layer é associada à linha.
7-      Linetype e lineweight: Tipo de linha e espessura associadas aos componentes. Neste caso especifiquei o tipo de linha dentro do próprio layer, sendo assim essa característica terá relação com o objeto.
8-      Slope Line Offset: distância entre os componentes.
9-      Slope Line Symbol: disponibiliza simbologia que podem ser utilizadas acima das linhas. Nesse padrão que estou determinando não precisarei de símbolos como o que segue abaixo.



As opções são as mesmas para o segundo componente.
Na tela Display, para corte e aterro deixe configurado da seguinte maneira:


Feito o talude, o estilo da feature line (linha obrigatória do platô) deve estar com a mesma cor. Portanto devemos fazer o seguinte.


Com isso essa linha também assumirá as cores do layer de nome “Talude”.
Veja como fica o talude e o platô em 3D através do object viewer e vista em realístico.





Por falar em realístico podemos inserir materiais pelo comando RMAT para serem incorporados às surfaces quando visualizamos estas em 3D.
Depois falamos mais sobre isso.
Bom fim de semana à todos !

Comentários

  1. Tiago,

    Estou configurando o estilo do grading mas as linhas não ficam distribuidas igualmente, são inseridas linhas nos grips das feature lines. Existe solução?

    ResponderExcluir

Postar um comentário