Gride de coordenadas - Civil e Map 3D

Boa noite.
Esta postagem de hoje é para mostrar como se insere um gride de coordenadas em seu projeto ou mapa para a plotagem do mesmo, o que além de topologias também está contido na apostila de Map 3D.
O gride de referência de coordenadas para plotagem pode ser aplicado utilizando a função Reference System. Para isto é obrigatório estar na aba layout. Veja.




É importante dizer que para aplicar esta função é necessário estar com o sistema de coordenadas estabelecido para o mapa em questão. Para saber isso veja a publicação sobre exportação para o GE.
Na aba Layout e no menu superior Layout Tools existe o ícone Reference System.
Esse comando tem como função criar um gride de referência para as coordenadas geográficas do local, além da escala como o mapa será plotado e o espaçamento entre as coordenadas Norte e Leste.
Criando a Reference System o software solicitará a seleção de uma viewport para associação das informações gráficas.
Automaticamente o Map 3D exibirá na tela a seguinte caixa de diálogo.




Deixe configurado desta maneira. Isso significa que você estará obrigando o Map 3D à usar o sistema de coordenadas atual como referência, além da escala de 1:10000 para o mapa e o espaçamento ou intervalo de 10000 metros entre cada coordenada no sentido norte e leste. Veja o exemplo com o município de Campinas, desenho este que está como exemplo para ser usado como guia na apostila.
Bom fim de semana e amanhã tem mais se Deus permitir!


Comentários