Organização de mapas e plantas - AutoCAD e Map 3D

Primeiramente quero desejar um feliz ano novo a todos os visitantes do site. Que esse ano de 2012 seja um ano repleto de realizações pessoais e profissionais, e o mais importante, que todos tenham muita saúde.
Hoje o assunto é sobre duas ferramentas, uma que já existia no AutoCAD convencional mas que ainda é muito útil, a Layerstate e também o modo de pesquisa pelo Map 3D. Esses recursos são importantes para uma customização em sua empresa.
1-Layerstate:
Dentro do desenvolvimento de um projeto o usuário muitas vezes carece de uma maior agilidade para alternância dos layers. Um exemplo disso é quando estamos atuando em um tipo de projeto tipo planialtimétrico e queremos rapidamente visualizar outro dentro do mesmo dwg como parcelamento dos solos. Se o projetista já possui os grupos de camadas já definidos para os tipos de projetos em que o mesmo irá trabalhar (ex: parcelamento, implantação, sistema viário e planialtimétrico) será possível então através da opção Layerstate substituir a apresentação desse grupo de layers para outro qualquer.
Assim você já pode determinar estes layers para o seu template e então sempre que for começar um projeto abrir com esse arquivo.
Veja um exemplo deste template e os comandos apresentados abaixo.


Note que se quiser fazer um exemplo do uso deste recurso, tenho sempre um layerstate definido com todas as camadas.


Com isso você pode mudar para outro tipo de projeto, por exemplo, viário. Veja abaixo.

Veja o resultado.


Para isso, você já deve ter o grupo organizado. Para isso, acesse Manage Layer States... e então New (dê um nome para o grupo) e Edit. Defina os layers para aquele tipo de projeto que você quer que apareça. Veja esses procedimentos abaixo.





Lá, da mesma forma que a tela de layers, você consegue ligá-los, congelá-los ou travá-los. Além disso, é possível adicionar novos layers ou remover os existentes dentro do grupo gerenciado através dos botões inferiores da tela Edit Layer State.


2-Organização de mapas (AutoCAD Map 3D):
Quem está acostumado a trabalhar com o AutoCAD Map 3D conhece bem as denominações ataches e pesquisas. É através dessas funções que iremos construir nosso template e configurar os mapas que estamos acostumados a analisar. Lembre que isso pode ser feito também para projetos. Nesse caso também iremos trabalhar com layers.
Atachando um arquivo ao Map 3D é possível, apesar de ele estar como modo de visualização, trazer os layers e transformá-los em entidades para manuseio. No vídeo abaixo mostro como utilizar diversos mapas prontos em um mesmo desenho, como dinâmica ambiental e e mapa pedológico.


Abraços e boa semana!

Comentários