Conversão de imagens SRTM em curvas de nível

Boa noite!
Dentro das plataformas de Geoprocessamento temos a possibilidade de converter imagens SRTM em curvas de nível para análise do terreno em geral.
No AutoCAD Map 3D isto é um pouco falho pelo fato de o usuário não ter a possibilidade de gerar polilinhas com elevação extraídas de uma imagem SRTM de forma fácil.
Para isso os projetistas ou profissionais da área de mapeamento podem adquirir a licença educacional do ArcGis no site da ESRI que tem o prazo de 1 ano de uso.


Primeiramente você pode baixar estas imagens no site da Embrapa Monitoramento por satélite em dados para download diretamente do link: http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/
Baixada a imagem, adicione-a no ArcGis:


Adicionada, veja a imagem SRTM na interface.


Estes dados já vem georreferenciados. Neste caso mais especificamente esta imagem está em Lat-Long WGS 1984 (LL84).
Acesse o item Spatial Analyst Tools - Surface - Contours na Toolbox. Para isso você deve ter a licença com menos limitações do ArcGIS chamada ArcINFO.

 

Defina o arquivo de entrada e saída para esta operação com as pastas correspondentes, além dos intervalos das curvas de nível. Veja o resultado depois deste processo.


Exporte as curvas de nível .shp (shapefile) para extensão .dwg para ser usado no AutoCAD Civil 3D para criação do MDT novamente pela Toolbox. 


Lembrando que você pode fazer também a operação de criação do Modelo Digital de Terreno no próprio ArcGIS.
Boa noite à todos!

Comentários