Datashortcut


Boa tarde!
O post de hoje será sobre um assunto bastante comentado no Civil 3D, o Datashortcut.
Basicamente a função do Datashortcut é impedir que o arquivo principal (que é aquele que recebe todas as informaçôes de projeto) seja sobrecarregado. Além disso, ele possibilita o usuário à dividir o seu projeto em 3 fases diferentes, sobretudo na parte de loteamento e rodovias, em que é possível:
1a etapa: Importar o seu levantamento para a template e criar a surface de topografia (seja por GPS, Estação Total, curvas de nível vetorizadas por carta topográfica, planialtimetria, etc.). Após isso, cria-se o Datashortcut desta surface em uma pasta X. (como mostro no vídeo abaixo)


2a etapa: No arquivo onde você irá realizar o trabalho bruto do projeto (criação dos alinhamentos horizontais, verticais, corredores, surface de terraplenagem, de comparação e curvas de projeto (TN + Terraplenagem)), você importa a surface de topografia (Create Reference - como tambem mostro no vídeo), faz toda a base de trabalho paralelo à um desenho da área de trabalho que possa ser colocado como XREF caso este esteja georeferenciado, ou seja, caso as coordenadas deste desenho esteja compatível com o projeto.Depois disso criar os datashortcuts das superfícies, alinhamentos horizontais e verticais (para perfis e seções) em uma pasta Y que dará origem aos arquivos que serão utilizados nas pranchas de acabamento.
3a etapa: Você importa todos os data da 2a etapa para este arquivo que será o primeiro do acabamento, geralmente na ordem da exigência da GRAPROHAB para loteamento é o arquivo de "Implantação de vias e curvas de terraplenagem", e assim fará todos os arquivos até chegar na última pracha de entrega.
Na parte de Rodovia o Datashortcut é mesclado com as sample lines e as seções transversais ou notas de serviços, assim como as folhas de documentação em sheet sets, comando que permite criar dados externos, bem como os relatórios de cálculos e offsets que podem ser criados diretamente pela Toolbox para que sobrecarregue ainda menos o desenho.
Esta é uma pequena mais valiosa dica sobre datashortcut e referências externas que você pode aplicar no seu dia a dia para que a perfomance ou rendimento do seu software juntamente com sua máquina melhore mais.
Abraço à todos!

Comentários