Buffer FDO - Map 3D (Geoprocessamento)

Boa tarde.
Hoje disponibilizarei um conteúdo que está na apostila de Map 3D desenvolvido para o curso de Map 3D da PROSPECAD.
Feature Data Object (FDO) é uma interface para manipulação, definição e análise geoespacial que acessa nativamente diferentes formatos de dados.
FDO usa o conceito de acesso direto aos dados não havendo a necessidade de conversão do mesmo, garantindo assim sua precisão.
Buffer é a técnica utilizada para representações com distancias nos mapas. Por exemplo: Para analisar uma APP com determinada distância é possível gerar graficamente um caminho ao longo de toda a hidrografia do desenho determinando uma distancia para offset.
Podemos também representar graficamente impactos ambientais causados por atividades executadas por obras em um ponto específico do mapa.
Neste exemplo iremos criar um buffer de 1000 metros a partir das manchas urbanas de um município. Esse estudo é feito para impedir que haja instalações de aterro sanitário próximo de densidade populacional, conforme a legislação.
Foi o caso deste estudo desenvolvido em meu TCC.
Faça você mesmo o exercício baixando o exemplo aqui !.
Primeiro conecte o formato shapefile no ambiente FDO.


Faça os passos conforme a numeração. Selecione o shapefile (número 2) e conecte (número 3).


 Adicione o mapa ao projeto.


O layer referente à esse arquivo será criado. Acesse o ícone Feature Buffer no menu Analyze (Lembre-se: você deve estar no módulo "Planning and Analysis" caso esteja usando o Civil 2013).


Selecione as features (elementos do mapa que serão analisados) e faça a seguinte configuração na tela Create Buffer.


Isso significa que estamos determinando parâmetros como distancia de offset e união entre os buffers apenas sobre os sobrepostos. Veja o resultado.


Por hoje é só. Mandem suas dúvidas e sugestões.
Abraços!

Comentários