Como realizar a rotação do label de um loteamento.

Fala galera, este tutorial foi feito pelo Daniel para um suporte. É simples mas pode ser útil para algumas pessoas.



Neste caso vamos pegar o label contendo informações de área do lote e posicioná-los na vertical.

Para isso é necessário selecionar o Parcel e acessar as suas propriedades em Parcel Properties





Uma vez acessada as Propriedades do parcel, vá até a aba composição (Composition, onde no campo Seleção do estilo do label de área (Area selection label style), é possivel você alterar as características do Label ou mesmo criar um novo padrão de Labels.



Neste caso iremos demonstrar como criar um novo Label Style para a informação de Área do lote, utilizando as mesmas características do Label Style atual (ARM-Área 1:500) alterando apenas a angulação do Label.

No caso do ícone em evidencia na imagem acima, se utilizado o lado esquerdo do ícone, você ira acessar as configurações do Label Style atual (ARM-Área 1:500).



Acessado as configurações do Label Style atual (ARM-Área 1:500), é necessário ir até a aba LAYOUT, confirmar se na campo Component Name se encontra selecionada a informação que você deseja rotacionar, e então no campo Rotation Angle realizar a alteração desejada de duas maneiras possíveis.

A primeira maneira é inserir no campo Rotation Angle a angulação desejada para o Label. No exemplo a seguir foi utilizado o ângulo de 90°.



A segunda maneira é utilizar o iconeque se encontra na parte de Value no campo Rotation Angle a direita do valor da rotação. Ao realizar dois cliques neste item será possível ajustar manualmente a Rotação do Label.



Então após especificar manualmente o sentido que os label devem permanecer, a angulação aplicada será apresentada no campo Rotation Angle.



Agora os labels estão na rotação aplicada.



Agora será mostrado como é possível criar um novo Label Style com as mesmas configurações do atual apenas com o Rotation Angle alterado, para que dessa maneira seja possível selecionar uma gama de labels e aplica-los no Label Style com Rotation Angle de valor 0° (ARM-Área 1:500) e a outra parte dos labels na nova Label Style com o Rotation Angle desejado (que recebera o nome de ARM-Área 1:500 vertical).

 

Para isso é necessário acessar a Parcel Properties na aba Composition e utilizar o ícone demonstrado na imagem a baixo.



 

Na opção Copy Current Selection será possível fazer uma copia do Label Style atual modificando seu nome e qualquer característica necessária.



Após utilizar o Copy Current Selection, será possível modificar o nome e as características necessárias.




Por fim basta acessar a aba Layout e realizar a modificação no Rotation Angle como já foi exemplificado.




Após realizar e aplicar as modificações, apenas o label selecionado será alterado (case tenha selecionado um único label, se tiver selecionado todos os label para acessar o Parcel Properties, todos os selecionados serão alterados).

Por fim você pode ter labels na horizontal e outros na vertical e através do Parcel Properties  na aba Composition fazer a seleção de qual Label Style deseja aplicar para cada label selecionado.




Ainda esta semana colocarei algumas dicas de drenagem para quem adquiriu a vídeo-aula, o que irá facilitar o procedimento das atividades, além de Rodovia !
Abraço à todos e bom feriado !

Comentários