Dúvidas de Superelevação - Fórum Autodesk

Boa tarde!
Gostaria de compartilhar uma resposta que eu dei dentro do fórum Autodesk Civil 3D Português sobre uma dúvida importante de um usuário. A pergunta foi a seguinte:

Bom dia

Estou a testar o Civil 3d 2015 e portugues.

Crio uma superficie, crio um alinhamento, crio em perfil longitudinal, criom um perfil tipo, crio a superelevações crio as linhas de amostra mas quando verifico os perfis tanto os que mando desenhar como os de visualização de perfis de corredor vejo que a superelevação nao foi calculada. alguem
me sabe dizer o que falta fazer ?

Obrigado

Minha resposta no site do Fórum Autodesk - Civil 3D Portugues:


Olá Pedro,
Provalvemente porque você não usou a subassembly da pista e acostamento adequada. 
Para pista use LaneSuperelevationAOR da TP conforme abaixo.

1.png

Veja que ele fornecerá a opção de superelevação. Caso seja para o lado direito use a mesma informação no campo destacado abaixo e vice-versa.

2.png

Depois de definir todos os valores conecte esta subassembly na assembly principal. Para o caso da calçada você pode usar tanto a que a própria Autodesk fornece "Shoulderextendall" (sendo que esta irá estender todas as 4 camadas de pavimentação da pista) ou "Shoulderextendsubbase" (que irá estender apenas a subbase após o fechamento para a inclinação do talude ou daylight. Isso é perceptível visualmente quando você conecta uma ou outra subassembly. São fatores que dependem da concepção de obra. Veja abaixo a localização da aba e as informações que deverão ser inseridas.

3.png

4.png
1. Você irá especificar o uso de superelevação pro lado direito externo para todo o acostamento.
2. Você irá especificar o uso de superelevação para a subbase deste acostamento, para que acompanhe a mesma inclinação do acostamento
Ou então como mencionado anteriormente você pode trabalhar com o acostamento produzido pela Autodesk Brazil padrão DNIT que aceita melhor o cálculo de diferença algébrica (está em anexo). 
Você pode importar o .pkt. Isso ensinamos no nosso curso de estradas também, além de tudo já explicado com maiores detalhes. 
O resto da definição da sua seção tipo depende de seu projeto. Para maiores detalhes veja esta nossa vídeo-aula:


A resposta está neste link:
http://forums.autodesk.com/t5/autocad-civil-3d-portugues/superelevacao/td-p/5463641
Obrigado!

Comentários