Planilha orçamentária e quantitativos em apenas 10 passos

Boa tarde!
Sobre o assunto de hoje, esse foi um desafio feito no grupo da ProspeCAD no Whatsapp e quem acertasse escolheria entre uma vídeo-aula entre Loteamento vol.1 e Infraworks. O ganhador foi o ex-aluno da ProspeCAD Gustavo Motta.
A pergunta era como calcular a metragem para orçamento de uma pipe network no Civil 3D.
Dentro do AutoCAD Civil 3D é possível quantificar e orçamentar os materiais que iremos executar em obra. A ferramenta para isso é o Quantity Takeoff (menu superior Analyze), veja as ilustrações abaixo:


Fonte imagem: http://autodesk.idealab.cz/new/autocad-civil-3d



Nas versões novas a partir do ano 2014 foi possível utilizar documentos e planilhas padrão DER e DNIT incluindo diversos tipos de serviços, veja abaixo:


Para utilizar esta planilha e visualizá-la antes mesmo de usar você pode acessar o diretório do seu computador:
C:\ProgramData\Autodesk\C3D 2015\enu\Data\Pay Item Data\BRA. Lembrando que só que tem a partir da versão 2014 (se não me falha a memória) consegue obter a planilha formatada.
Para poder calcular em reais o m² de uma pipe teremos que fazer o seguinte exercício:
1. Ter uma pipe network lançada ou dimensionada em nosso projeto.

 Fonte imagem: http://autodesk.idealab.cz/new/autocad-civil-3d

2. Abrir o QTO (Quantity Takeoff). Clicar em Open pay item file.


3. Selecione a seguir apenas os arquivos que seguem com os respectivos caminhos:


O arquivo .csv se refere à planilha e o .xml se refere aos campos com as fórmulas que poderão estar já pré-configuradas para maior automatização.
4. Elabore uma fórmula de orçamento, por exemplo cada TUBO DE CONCRETO D=1;00M CLASSE-PA1 com 1 metro de comprimento custará R$ 100,00 ilusórios (você pode pesquisar isso no site do fornecedor do mercado brasileiro). O código do produto é 24.16.15.



5. Acesse o Part List da sua família de tubos e estruturas que lançou e dimensionou no software para associar a fórmula à esse catálogo de peças através da coluna "Pay Item". Dica: Você pode utilizar a ótima template com padrões DER que a Autodesk produziu e disponibilizou com o Country Kit Brazil.


6. Clique em Takeoff para gerar o relatório.


7. Selecione o tipo de relatório como detalhado (Detailed) e em Report extents escolha Selection set para selecionar no desenho as pipes que entrarão no relatório.


8. Selecione a pipe e ENTER. 


9. Na tela seguinte clique o COMPUTE.


10. Na tela Quantity Takeoff Report defina o tipo de relatório como sendo "Detailed Linear" para apresentar mais conteúdo. Linear porque com esta categoria estamos trabalhando com comprimento na fórmula. Clique em Draw para gerar o relatório dentro do dwg.


Veja o resultado abaixo.


Conclusão: Esse foi um exemplo básico do uso do QTO. Você pode otimizar seus cálculos de uma forma mais rápida criando fórmulas para diversos materiais tais como: pipe networks, pavimentação (materiais e shape corredors de pavimento, base, sub-base e reforço, entre outros com sample lines calculadas, entre outros).
Parabéns Gustavo. Quem quiser se inscrever no grupo entre em contato 19-993515190.
Obrigado e até mais.


Comentários

  1. Planilha Orçamentária E Quantitativos Em Apenas 10 Passos >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Planilha Orçamentária E Quantitativos Em Apenas 10 Passos >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Planilha Orçamentária E Quantitativos Em Apenas 10 Passos >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK Yt

    ResponderExcluir

Postar um comentário