Dúvida de Geoprocessamento - Gerando curvas de nível (Forum Autodesk)

Boa noite!
Gostaria de compartilhar uma dúvida interessante que apareceu no fórum da Autodesk AUTOCAD CIVIL 3D & INFRAWORKS 360 - PORTUGUÊS. http://forums.autodesk.com/t5/autocad-civil-3d-infraworks-360/gerando-curvas-de-nivel-no-civil-3d/td-p/6518032

Boa tarde. Acabei de gerar curvas de nivel no civil 3D, através da ferramenta MAPWSPACE como mostro na figura em anexo. Meu problema é só que eu preciso manusear essas curvas no cad normal (2D), porém quando eu clico pra salvar em AutoCAD Drawng, ele salva, as curvas vão exatamente iguais, porem sem elevação. Como faço pra conseguir exportar a elevação nas polilinhas??

Vamos lá, para responder sua dúvida baixei uma imagem SRTM do site da NASA Earth Explorer com resolução espacial de 30m em extensão .tiff.
Enfim, importei carregando a informações pelo Data dentro da Mapwspace conforme já você já fez, porém atribuindo o sistema de coordenadas LL84 (Latitude e Longitude) da nossa região que é como as imagens RASTER vem, seja no TOPODATA, EMBRAPA, entre outros. Além de conectar este raster.
Portanto segui os procedimentos abaixo:

inicio0.pnginicio01.pnginicio1.pngiiii.png

Gerei a layer SDF desta forma (até aí você já tinha conhecimento). É necessário indicar um local onde seu arquivo .SDF estará armazenado pois o mesmo será importado para o Civil 3D novamente para que reconheça convertendo para polilinhas conforme classificação da tela abaixo (Create countour as poliline).

1.png

Após isso importe então as curvas de nível como .sdf pelo comando MAPIMPORT.

2.png

Carregue as informações do Object Data (banco de dados) pelo caminho abaixo. Note que ele trará a informação de elevações, que é o que nos interessa.

3.png

Certifique-se que o Data foi carregado e de um OK na tela abaixo.

4.png

5.png

Aparecerá o seu banco de dados interno que deve ser transferido para o campo de Elevação das propriedades do CAD.

6.png

Após isso salve o arquivo com .dwg e atache-o em uma nova template base de UTM para fazer a conversão de LL para UTM. Use a mesma opção de definir coordenadas conforme mostrado acima e depois utilize o comando ATTACH... para escolher o arquivo salvo em determinado diretório.

6a.png

Faça pesquisa com critério sobre este arquivo (Current Query).

6b.png

Na opção ALTER PROPERTIES altere as propriedades associando o campo Elevation do OD ao Elevation das properties e geometria do CAD pelo Expression.

6c.png


Aqui você está dizendo pro software portanto que quer que o valor do Elevation do OD vá para o Elevation das properties.

Após este link execute uma pesquisa como ALL - DRAW para o arquivo se transformar de atachado para editável (polilinhas).

6d.png

6f.png

Resultado final já em UTM com as informações necessárias.

final.png

Este é o site da NASA onde você consegue obter as imagens e baixar http://earthexplorer.usgs.gov/
E essa é a área modelo que peguei para processar no MAP 3D.


map3d.png

Arquivos para download:
https://drive.google.com/open?id=0B5O7wnvX0gsgTnBaNjY2bm1zNkk
Obrigado pela pergunta! 
Espero ter ajudado!

Comentários